Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

sábado, 22 de outubro de 2011

9- Ciência e Educação

Na onda da série "CSI", colégio dá curso de ciência forense
A professora avisa aos colegas: "Não se assustem se vocês se depararem com um corpo no pátio algum dia". Foi assim que Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora do laboratório de biologia do Bandeirantes (zona sul de SP), encerrou a apresentação a outros professores do projeto Band Forense.
Pegando carona no sucesso de seriados como "CSI" e "Bones", a partir de 2012 a escola oferecerá a alunos do nono ano um curso optativo sobre ciência forense.
A ideia é usar uma investigação fictícia como ponto de partida para ensinar conhecimentos interdisciplinares, de biologia, física e química, por exemplo. Outros professores, como os de inglês e português, já se animaram a tratar da ciência forense nas aulas obrigatórias.

Fonte: Folha de São Paulo, 16/10/2011.

O ensino de ciências nas escolas deve aproximar a linguagem científica da linguagem do aluno. Uma maneira de se fazer isto é buscar na aplicabilidade da ciência no cotidiano explicações práticas do fazer e do conhecimento científico.
O exemplo acima, do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, deixa clara uma possibilidade de praticar isto a partir de um programa televisivo de grande audiência entre os adolescentes. Apesar de se tratar de atividades mais especificamente para o ensino médio, esta é um modelo de como é possível atrair a atenção de adolescentes e crianças pela prática científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário