Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

26- Estratégia de Projetos e Educação em Valores


Quando o planejamento prevê mudanças de rumo


O que mais me chamou atenção na estratégia de projetos foi a importância e a oportunidade dada aos alunos apresentarem questões inesperadas e, por isso, não planejadas. Isto torna o trabalho dinâmico. Para os professores/orientadores não é nada fácil lidar com estas "adversidades". Acostumados a planejar e fazer valer cronogramas, controle da disciplina, grades curriculares, prazos de entregas de provas e notas lidar com o inesperado não é questão fácil para professores de longa carreira. Ao lidar com o inesperado pode até parecer improviso no seu sentido negativo. Se pensarmos na representação do conhecimento na forma de rede temos que aprender a lidar com o inesperado. As conexões são muitas.


Num post anterior (14- Projetos) apresentei a ideia de projeto a partir do planejamento de uma obra de escultura para o artista renascentista Michelangelo. Seus projetos partiam do mármore bruto de onde ele tirava os excessos. Lidar e projetar um trabalho com uma sala de aula é absolutamente, e obviamente, diferente. A rocha se submete totalmente aos instrumentos do escultor, sejam as mãos ou metais. Já um grupo de alunos ou uma sala de aula...


Por outro lado se a figura do professor perde esta faceta controladora, ela ganha importância na orientação do novo caminho a seguir. Repensar o caminho que acabou de mudar pode não ser tarefa tão fácil, mas pode ser desafiador e instigante também para o professor. O fato de ele "perder" parte do controle na condução dos caminhos não significa que ele tenha perdido importância enquanto guia e condutor. Ao contrário, os alunos demandarão mais sua atenção por conta dos novos e inesperados questionamentos que surgem.


Há aí também um caráter democrático do fazer na medida que é facultada aos alunos a possibilidade de escolher atalhos, novas vias de conhecimento, requerer determinados conhecimento para seguir adiante, parar em pontos estratégicos do trabalho para entender melhor estes pontos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário