Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

sábado, 22 de outubro de 2011

13- Conhecimento em Rede

"No universo da cultura o centro está em toda parte." Praça do Relógio - USP

Acredito que o mais interessante sobre a ideia da produção do conhecimento em sistema de rede é o seu acentrismo. A frase (acima) presente na Praça do Relógio da Universidade de São Paulo dá esta dimensão de acentrismo. Desta maneira não há qualquer hierarquia ou caminho mais provável para se adquirir conhecimento ou cultura.
Outro ponto de interesse para o sistema em rede como imagem para concepção do desenvolvimento do conhecimento é o fato dela ser também uma analogia para as redes neurais do cérebro. A concepção de rede ainda ressalta a ampla possibilidade e alternativa de caminhos (conexões) e de conjuntos (circuitos) a formar grupos mais ou menos destacados de determinados tipos de conhecimentos.
Ainda há para mim uma imagem que gosto de representação do conhecimento que é o mosaico. Ao invés de fios que conectam temos áreas que se completam, que se interseccionam e criam novos campos do conhecimento. O mosaico que penso é dinâmico, não é como uma colcha de retalhos. Se parece mais com um quadro de Miró que o vitral de uma igreja gótica. Nos quadros de Miró as intersecções de cores produzem outras cores dependendo da mistura. O mosaico guarda uma relação muito próxima com a rede. Se desconsiderarmos as áreas do mosaico e ficamos apenas com os fios ou linha a conectar pontos temos a rede.

Mosaico como representação do conhecimento.

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