Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

25- Estratégia de Projetos e Construção de Redes

As disciplinas da grade curricular e a estratégia de projetos

A construção de projetos tomando como ponto de partida as conexões dos conteúdos de algumas disciplinas da grade curricular com as questões (perguntas do projeto) de uma temática específica me parece que é a base fundamental para se começar o trabalho do projeto escolhido. Ela possibilita um começo ou um ponto de partida com as perguntas das crianças e sua relação com conteúdos escolares. No entanto, como é mostrado, tais conexões vão sendo mudadas de acordo com as necessidades. Desta forma faz todo o sentido falarmos em construção de redes na medida em que prevê novas conexões.
A própria definição de disciplinas que participarão do trabalho é também um ponto de partida. Se escolhe algumas disciplinas cuja área de conhecimento responde melhor as indagações dos alunos. Mas esta também é uma aproximação que muda com o andar do projeto. A entrada de novas disciplinas e uma diminuição, mesmo que momentânea, do estudo dos conteúdos de uma disciplina que foi escolhida no começo do projeto dão uma ideia da dinâmica entre as disciplinas.
As disciplinas funcionam como auxiliares ou ferramentas no processo de aprendizagem sobre a temática específica.
Pensando nas concepções sobre os temas tranversais em educação (Vídeoaula 6) a concepção 2 (um eixo tema fixo onde as disciplinas atravessam) se aproxima mais desta estratégia de projeto. No entanto, a imagem em grade da concepção 2 não dá a dimensão da dinâmica da participação das disciplinas. Enquanto no diagrama as disciplinas transitam igualmente através do grande tema transversal, nesta estratégia que observamos na vídeoaula em questão a atuação das disciplinas se dá de maneira diferente. Como já dito, num primeiro momento se elege as disciplinas mais aptas a responder as perguntas do projeto e, na medida que novas perguntas surgem, novas disciplinas são convidadas a participar do trabalho enquanto uma ou algumas das primeira podem ficar em segundo plano.

A curiosidade infantil é o ponto de partida do conhecimento

Oito Anos Paula Toller

Por que você é Flamengo?
E meu pai Botafogo?
O que significa
"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo?
Quanto é mil trilhões
Vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo?
Onde estão meus primos?

Well, well, well
Gabriel...
Well, well, well
Well

Por que o fogo queima?
Por que a lua é branca?
Por que a Terra roda?
Por que deitar agora?
Por que as cobras matam?
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta?
Por que o tempo passa?

Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?
Do qué é feita a nuvem?
Do qué é feita a neve?
Como é que se escreve
Reveillón?

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