Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

18- Educação Integral

Cartaz do 20° aniversário da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho

A ideia de jornada estendida ou amplianda parece satisfazer alunos e professores da escola municipal Jacyra Vieira Baracho em São José dos Campos (SP).
Há inúmeros itens destacados na rotina da escola que poderiam explicar tal satisfação: rotina diferente da escola regular, um signifitivo número de atividades corporais, ateliê (oficina), mistura de alunos de diferentes idades, atividades afetivas (acolhida) etc. Destaca-se o ateliê onde os alunos desenvolvem projetos em grupo que escapam do modelo tradicional de ensino. O desenvolvimento do projeto se dá consonante à participação dos alunos que ajudam a traçar caminhos para se alcançar objetivos. O professor é atuante e intervem, mas tem o papel também de gestor das propostas elaboradas pelo grupo de alunos para desenvolver o projeto.
Em tese, simples. Porém, o fato de ser diferente do modelo tradicional já traz dificuldades. `Há depoimentos de professores e alunos que manifestaram sentimentos de estranheza e até uma certa dificuldade no começo. No entanto, há também, e talvez este seja o principal, relatos de grande satisfação e superação por parte dos alunos.
Na minha opinião algo que destaca na jornada estendida se resume numa palavra dita por uma professora da escola: vivência. Ela diz que a jornada estendida é diferente da regular porque há uma vivência diferente. Apesar de desconhecer como é a jornada regular na escola eu questionaria o sentido de vivência do modelo regular ou tradicional de ensino no qual o aluno é simples receptor de conhecimento. Talvez nem exista vivência de fato.
Quando algo traz vivência é porque te faz se sentir vivo. E se sentir vivo talvez seja a melhor explicação porque os alunos da jornada estendida lamentam deixar a escola. E após deixá-la dizem sentir a "perda". É, talvez, porque sentem a perda da vivência e da convivência que dificilmente encontrarão noutra escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário