Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

21- Sentimentos e Afetos como Tema Transversal



Sentimentos e afetos no dia-a-dia da escola


É importante um projeto tendo como tema transversal os sentimentos. O campo de análise e a possibilidade de temas específicos é vasto. Sentimentos como grande tema mobiliza alunos pois é um assunto que importa a todos.
Paralelamente a isto é importante também trabalhar com o inesperado. Como, por exemplo, um dia que um(a) professor(a) entra em sala e percebe a turma ou um aluno em específico triste. É possível que um(a) professor(a) comece sua aula sem ao menos questionar o que acontece. No entando, este profissional da educação não tem comprometimento com o(s) aluno(s). Ele, definitivamente, não é um educador.
A aula só se constroi sob a condição de um mínimo de bem estar dos alunos. Se algo não está bem é preciso, no mínimo, descobrir o que acontece.
.

Esta situação, bastante corriqueira, é um ponto de partida para uma discussão de sentimentos e afetos. Aproveitar situações onde sentimentos e emoção estão explícitos em sala de aula é material fundamental e rico para construção de valores. Os exemplos são muitos: nota baixa, morte de algum conhecido dos alunos, namoros e relações interpessoais (vide vídeo abaixo), alguma conquista individual ou coletiva, aproximação de feriados ou férias etc. É importante trabalha-los em dois momentos específicos: na hora exata que os sentimentos afloram e mais tarde para que se tenha um distanciamento das emoções e seja possível racionalizar sobre eles.
Aproveitar tais situações dá a possiiblidade de se trabalhar questões como a autoestima, o autoconhecimento, as questões de valores etc. a partir da própria vivência.


Os sentimentos e afetos entre alunos podem servir de ponto de partida para projetos sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário