Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

17- Pedagogia de Projetos

O trabalho com projetos possibilita variadas formas de ação e comunicação entre as disciplinas que se debruçam sobre determinado objeto. Destacam-se também variados enfoques e perspectivas a partir deste mesmo objeto.
O trabalho interdisciplinar é pautado na troca (diálogo) entre duas ou mais disciplinas que permitem uma intersecção entre campos do conhecimento. Já a transversalidade trata de um tema amplo que TRANSpasse as diferentes disciplinas de uma grade curricular. Não se trata de simples regra de inclusão disciplinar. Trata-se, na verdade, de trabalhar temas com mais profundidade e certa amplitude da condição humana dentro de um contexto histórico e geográfico. Em outras palavras a temática tem que emergir questões sócio-político-culturais.


É possível exemplificar com um trabalho realizado com a temática "chuvas ácidas". O trabalho teve a participação dos professores das disciplinas de geografia, química e biologia. Em geografia foi tratada mais a causa do fenômeno, enquanto a química deu um enfoque da combinação de elementos gasosos na atmosfera que acidificam a água e a biologia mais nos aspectos das consequências das chuvas sobre a fauna e flora. Este trabalho foi elaborado a partir da ideia de que cada disciplina ficasse com uma parte do eixo "causa-fenômeno-consequência" sem impedir que uma entrasse no "território" de outra. Aliás, todas trataram de cada etapa do eixo proposto, mas aprofundaram apenas uma parte que lhe era cabida.



Monumento corroído pelas chuvas ácidas.



Ao final, a proposta foi a produção de um trabalho por parte dos alunos expondo e explicando o fenômeno das "chuvas ácidas" sem se definir como atividade de uma disciplina específica. Desta maneira os alunos fizeram uso das particularidades disciplinares para explicar o fenômeno de uma maneira mais ampla.
Para um tema transversal as "chuvas ácidas" perde pela sua restrita abrangência temática e da sua pouca profundidade no que se refere sua influência na vida social.

Para TRANSitar entre as disciplinas o tema fluiria bem em geografia, biologia e química - como já exposto - e teria dificuldades de fluir em disciplinas como história, física, inglês etc. É possível trabalhar o tema em todas disciplinas, só que em algumas a sua penetração seria "forçada". Isto pode ocorrer quando não se tem muito claro a diferença entre interdisciplinaridade e tranversalidade.
Além disso, não se pode dizer que "chuvas ácidas" tenha um significação ampla no que se refere à condição humana. O seu caráter sócio-político-cultural é muito limitado por definições temporais e espaciais. Por conta disto o tema tem a dificuldade de TRANSpor os limites de algumas disciplinas. Neste caso para um carater transdisciplinar seria melhor o tema Meio Ambiente.


A transversalidade demanda que os temas escolhidos tenham uma maior envergadura e requer temáticas voltadas para construção de valores através da ética. Desta maneira seu desenvolvimento se dá de maneira mais satisfatória. Um exemplo é o tema transversal, proposto pelos PCN's, trabalho e consumo. A possibilidade de desenvolvimento com tal temática é amplo. O mundo do trabalho e do consumo é universal na medida que é parte da condição humana independentemente de lugar e tempo. O homem sempre e em todo lugar precisou trabalhar e consumir. Nenhuma disciplina da grade curricular apresenta grandes dificuldades de estabelecer perspectivas a partir de sua particularidades sobre temas tão amplos e profundos.
Faz-se necessário, portanto, a clareza na diferenciação e definição destes dois instrumentos de trabalho com projetos.








Trabalhadores Consumo

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